7.9.07

Lula adopta uma "postura messiânica"

A segunda comunicação da sessão Jornalismo e Política também teve como tema o governo brasileiro, mais especificamente a figura do Presidente da República Lula da Silva. Após a apresentação de vários dados sobre o percurso político do ex-sindicalista, a investigadora da Universidade do Paraná, Luciana Panke, ligou o sucesso de Lula à "postura messiânica" que adopta.

São "um carisma e uma aura especiais" que estão, no entender da investigadora brasileira, na base da recente reeleição do 'Presidente do povo'. Mas a sua imagem pública é sujeita a sucessivas e propositadas operações de marketing: "O dia do aniversário de Lula aconteceu durante a última campanha. Pessoas de mãos dadas foram filmadas num jardim, com o céu azul e o Sol brilhante a 'pintar' a bandeira do Brasil. Em seguida surgiu um Lula sorridente e foi cantado 'parabéns Brasil' em vez de 'parabéns Lula', revelou Panke.

Para a personificação do herói mítico em Lula contribuem declarações suas como "os brasileiros viviam na escuridão e agora têm luz" e "existe alguém que não só olha para eles, mas está ao lado deles", garantiu a investigadora.

Rui Rocha

Sem comentários: