7.9.07

Sessão de Multimédia e Videojogos

A sessão de Multimédia e Videojogos da manhã desta sexta-feira teve como linha de união entre as várias comunicações, a “filtragem e o controlo” da informação e da utilização. Com as crescentes possibilidades dos novos media e a cada vez maior participação de indivíduos nestas novidades, colocam-se novos desafios aos pais e educadores, principalmente. As quatro comunicações presentes foram apresentadas por professores e investigadores de universidades portuguesas, espanholas e brasileiras.

O Prof. Eduardo Campos Pellanda, da PUC-RS, apresentou uma comunicação sobre a tendência de personalização dos conteúdos Web e, consequentemente, dos canais de informação. O título era “Mobilidade e personalização como agentes centrais no acesso individual nas mídias digitais”.

Seguiu-se Fernanda Pinto e Paula Oliveira, da Universidade do Porto, com a comunicação “ Avaliação de Interfaces Web de sítios noticiosos". As investigadoras mostraram um estudo de análise e comparação entre sites informativos, nacionais e internacionais, de acordo com as preferências dos utilizadores.

Marta de Castro Nery, da Universidade de Aveiro, apresentou uma comunicação sobre a evolução da narrativa digital e como ela se articula com a narrativa clássica. O estudo, chamado: “O papel do leitor nas configurações das narrativas digitais”, mostrou que a nova forma de contar histórias, permite a participação directa do leitor.

A comunicação final, intitulada “Pantallas y Adicción", coube às professoras Victoria Viñes e Carmen López-Sanchez, da Universidade de Alicante, que discursaram sobre a potencialidade aditiva dos ecrãs presentes no nosso dia-a-dia, apresentando soluções para um melhor acompanhamento das crianças na era multimédia.

Carolina Carvalho

Sem comentários: