7.9.07

Sessão Direito e Ética da Comunicação

"A linha separadora entre as direcções comercial e editorial [das empresas jornalísticas] é cada vez mais ténue". Foi com esta afirmação que o professor de Jornalismo da Universidade do Minho Joaquim Fidalgo introduziu a comunicação "Realidade e aparências no jornalismo actual - Um estudo de caso", integrada na sessão temática Direito e Ética da Comunicação. Em seguida, o docente apresentou um caso concreto de alegada intromissão de critérios publicitários sobre os jornalísticos, verificado no jornal Público.

Ex-Provedor do Leitor do Público, Fidalgo indicou aos assistentes a publicação de uma coluna informativa da jornalista Margarida Pinto Correia ao longo da edição de 2006 do rali Lisboa-Dakar. Coluna essa encomendada e paga por uma empresa, como garante de publicidade.
"Criou-se um debate no Correio do Leitor entre o público do jornal, o Provedor e o director da empresa", informou Fidalgo, que referiu que "os leitores disseram que era difícil entender se a secção era ou não da responsabilidade do jornal", ao passo que o dirigente da empresa garantiu que caso a palavra 'publicidade' tivesse de figurar no topo da coluna "não haveria contrato" firmado com o Público.

Rui Rocha

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