7.9.07

Web 2.0 em destaque na sessão da manhã

A sessão temática subordinada ao tema “Tecnologia, Linguagem e Cidadania” debruçou-se, em duas das comunicações apresentadas, sobre o uso da Web 2.0.
A primeira, intitulada “Comunidade cientifica reloaded: o acesso a recursos científicos online na ‘Web social’”, da autoria de Jorge Martins Rosa, apresenta a Web 2.0 como portadora de um “carácter colectivizante” evidenciando o “lado social das suas aplicações”.
Na mesma linha, Alberto Sá destaca a influência que a Web 2.0 exerce na representação que cada indivíduo tem de si, ou seja, na meta-memória. Segundo este estudo, denominado “A Web 2.0 e a meta-memória”, a Internet “promove o relacionamento entre as pessoas e o encontro de uma mentalidade com a partilha de ideias, opiniões ou conteúdos”. Esta partilha é facilitada pela criação de páginas como o Myspace, o Hi5, o You Tube, entre outros. Tendo em consideração que “uma parte da consciência de si é moldada pelo que se manifesta na Web”, esta poderá ser considerada, segundo o investigador, “uma gigantesca memória”.

Acesso aos jornais online está a aumentar entre os docentes

Num inquérito feito aos docentes dos departamentos de Ciências Sociais e de Artes e Humanidades da Universidade Nova de Lisboa, Jorge Martins Rosa conclui que 42% dos inquiridos consulta com alguma frequência jornais online. Estes resultados revelam, segundo o investigador, que o recurso a este meio está a aumentar, assim como a frequência com que os docentes se servem dele.

O inquérito revela ainda que, dentro do corpo de docentes daquela instituição, os assistentes são o grupo que apresenta um grau de utilização da Web mais elevado. Este resultado poderá dever-se ao facto de se situarem numa faixa etária mais jovem, adianta Jorge Rosas.

Sem comentários: